sexta-feira, 20 de julho de 2012

Organismos trangênicos

Organismos trangênicos
 
Os alimentos transgênicos são aqueles modificados geneticamente, através do uso de técnicas modernas de engenharia genética, adquirindo características de outros organismos, assim apresentando modificações que seriam impossíveis serem obtidas com técnicas de cruzamento tradicionais, como uma planta com gene de vaga-lume ou uma bactéria produtora de insulina humana.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo da transgenia, se é possível mesmo realizar uma experiência que parece absurda, coisa de filme de ficção, mas as experiências com alimentos transgênicos iniciaram na década de 70, quando através da manipulação direta do DNA, foi obtido o primeiro organismo transgênico, uma batécria com um gene de resistência a antibiótico de outra bactéria. 
Há várias técnicas para se obter um ser transgênico, cada experimento é baseado nas características do gene que se quer inserir, sua localização e outros aspectos mais minuciosos.

Um exemplo de como essas técnicas estão cada vez mais presentes na nossa realidade, é que hoje podemos comprar de empresas especializadas, pequenas estruturas de DNA que são usadas como transportadores de genes, chamadas plasmídios, que são construídos com genes de quatro ou cinco organismos diferentes e mais um pedaço sintetizado em laboratório.

No começo houve uma grande polêmica quanto ao uso dessas técnicas, afinal é algo que foge do natural, que é contra a ética. Mas logo notaram que essas técnicas tinham um grande potencial biotecnológico, capaz de proporcionar o melhoramento genético, assim auxiliando nas práticas agrícolas, para a obtenção de espécies melhoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário